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6 Razões que Fazem o seu CPA Aumentar

CPA ou custo por aquisição é uma das principais métricas de performance do marketing digital, com esta métrica é possível entender qual está sendo o real investimento para trazer uma nova conversão para o seu negócio. Assim como o acompanhamento desta métrica permite analisar se seus resultados estão melhorando ou piorando.

Se quiser entender melhor sobre a métrica CPA, recomendamos ler o nosso outro artigo: CPA: O Que É e Como Calcular.

Agora sabendo o que é CPA e a importância desta métrica vamos para o conteúdo, quais são as principais motivos que fazem o CPA aumentar?

1. Aumento de Concorrência no Leilão

Um aumento na concorrência do leilão irá aumentar o seu CPM, consequentemente, seu CPA será maior.

Este aumento na concorrência pode ocorrer por dois motivos: 

– Aumento de concorrentes anunciando para um mesmo público 

– Aumento na quantidade de anunciantes em determinado período (normalmente devido a datas sazonais)

Por isso vale sempre estudar novas plataformas para anunciar, assim diminuindo o seu grau de dependência de uma ou poucas plataformas, buscando plataformas com custos de anúncios mais baixos ou pouco usadas por outros anunciantes. O teste contínuo de novos públicos ou estratégias dentro de uma estratégia também é super válido.

2. Anúncios com Baixa Qualidade

Anúncios com baixa qualidade irão diminuir o tráfego para a sua loja, levando assim menos sessões para o seu site com um mesmo valor investido.

As métricas a serem analisadas para medir a qualidade do anúncio são: CTR, engajamento e % de visualização (no caso de vídeos)

Seguir as boas práticas das plataformas de anúncios é algo que deve ser seguido. Algumas plataformas mostram pontuações (notas de qualidade) para suas campanhas, nestas plataformas vale sempre seguir ao máximo todas as recomendações para conseguir a maior pontuação possível.

3. Aumento da Frequência dos Anúncios

Um anúncio com elevada frequência tende a aumentar o CPA. O seu público definido já visualizou o anúncio e com o tempo perde interesse no produto/serviço.

Não existe uma frequência ideal, diferentes produtos, lojas e segmentos necessitam de uma frequência diferente. Ex: produtos de ticket médio maior necessitam de uma frequência maior de anúncios que produtos de ticket médio menor. Por isso vale sempre analisar essa métrica e com o tempo entender qual a frequência máxima dos seus anúncios.

Por isso vale sempre utilizar públicos diferentes/maiores, testar diferentes modelos de criativos ou utilizar criativos dinâmicos.

4. Utilizar Poucos Posicionamentos

Um site que utiliza sempre os mesmos e poucos posicionamentos, tende a impactar sempre os mesmos usuários, isso aumenta a frequência dos anúncios para o seu público, consequentemente, o CPA aumenta.

Por isso vale sempre testar vários posicionamentos e plataformas de anúncios, dificilmente o seu público estará presente em somente uma rede.

5. Página de Destino com Qualidade Baixa

Páginas de destino com baixa qualidade diminuem a sua taxa de conversão, ou seja, será preciso levar muito mais usuários para o seu site para conseguir realizar uma venda.

As métricas para analisar a qualidade da sua página são: taxa de rejeição, páginas por sessão, duração média da sessão e taxa de interação com a página.

Por isso vale sempre testar diferentes páginas de destino, ou fazer alterações pequenas em uma página de destino para entender como tal alteração impactou no resultado. Muitas vezes simples alterações permitem mudanças de resultados enormes.

6. Troca de Evento de Otimização

Diferentes eventos do site apresentar diferentes CPAs, uma adição ao carrinho deve ter um CPA menor do que uma compra, por exemplo.

Dependendo do evento de otimização das suas campanhas o CPA será diferente, assim como trocas de eventos fazem com que seu CPA seja menor ou maior.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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