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Como Melhorar o Desempenho de Campanhas de Email Marketing

Já utiliza o email como canal de vendas da sua loja virtual ou está planejando usar?

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas de como otimizar suas campanhas de email marketing, conseguindo assim melhores retornos para o seu negócio.

Diferente do que a maioria acredita, o email é bastante usado por usuários, não é a toa que praticamente todas as grandes operações de e-commerce utilizam essa estratégia para aumentar seu faturamento.

Por ser um canal de marketing relativamente barato e com potencial de atingir grande parte dos usuários, faz total sentido dar um pouco de atenção neste canal de vendas em sua operação.

Como Vender Mais com Email Marketing

Primeiro é preciso entender que para vender mais com email marketing é preciso fazer uma análise das métricas dos seus disparos, para desta forma otimizar métricas específicas.

Por exemplo: uma métrica importante de email marketing é a taxa de abertura, que mede a quantidade de usuários que abriram o email em relação a quantidade de mensagens que foram enviadas.

No caso de uma taxa de abertura baixa, e outras métricas positivas. Ações para otimizar a taxa de abertura devem ser tomadas.

Quais as Métricas de Email Marketing?

1. Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

O Bounce Rate é a métrica que apresenta a quantidade de emails que não chegam ao usuário.

Por exemplo: uma campanha de email é enviado para 100 usuários, destes 10 não recebem o email em suas caixas de entrada. Neste caso o bounce rate é de 10%. 

2. Taxa de Abertura

A taxa de abertura é a métrica que monitora a quantidade de usuários que abriram o email enviado.

Por exemplo: 100 usuários receberam o email em suas caixas de entrada, destes 20 abriram o email. Neste caso a taxa de abertura é de 20%.

3. CTR (Taxa de Cliques no Link)

O CTR é a métrica que mede quantos usuários clicaram no link do corpo do email e acessaram a página de destino.

Por exemplo: 100 usuários abriram o email enviado, destes 15 clicaram no link e acessaram o site de destino. Neste caso a CTR é de 15%.

4. Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a métrica que apresenta a quantidade de usuários que após clicarem no link do email finalizaram uma conversão.

Por exemplo: 100 usuários clicaram no link do email, destes 10 finalizaram uma compra. Neste caso a taxa de conversão é de 10%.

Dicas de Como Aumentar a Receita com Email Marketing

Entendido as principais métricas de email marketing, é uma vez analisado esses números em suas campanhas, as otimizações passam a ser feitas sobre essa análise.

A melhora em qualquer uma dessas métricas acaba colaborando para o resultado final de vendas ser mais positivo.

1. Crie Títulos de Emails Mais Atrativos

O título do email é a primeira impressão que o usuário terá, por isso é importante criar um título atrativo para o usuário.

Aproveite para gerar a curiosidade no usuário, assim como o uso de emojis pode ser uma boa, mas cuidado para não exagerar, isso pode fazer os emails irem para o spam.

Exemplos de títulos:

2. Crie uma Boa Copy para o Corpo do Email

O texto do corpo do email precisa chamar a atenção logo no início, além de instigar o usuário a querer acessar o link.

Além disso, é preciso que o email tenha uma boa formatação (tamanho de letra, cor, parágrafos, imagens…)

3. Tenha uma CTA Chamativa

A CTA é o botão que usuário precisa clicar para acessar o seu site. Uma dica é destacar esse botão em relação a outros elementos do email, com cor e fonte diferente.

Além disso o texto da CTA é importante, ele precisa ser claro e conversar com a página de destino.

4. Teste Dias e Horários para o Envio

Outra dica importante é testar diferentes dias da semana e horários para fazer o envio. Não existe um dia e horário ideal, cada segmento e negócio tem sua peculiaridade.

Normalmente finais de semana não são bons dias para o envio. Porém isso também depende das ações que sua loja faz nesta data. Uma loja que desenvolve ações para não ter queda de vendas no sábado e domingo pode ter bons resultados com o email marketing.

5. Envie o Usuário para Páginas Específicas

O página de destino do usuário é importante para melhorar os resultados, isso vai estar relacionado com a taxa de conversão.

Um email marketing que apresenta uma oferta de um produto específico, por exemplo, deve ter como link de destino a página do produto, isso facilita a jornada de compra do usuário.

6. Segmente o Conteúdo do Email com o Público-alvo

Segmentar o público-alvo e fazer vários disparos com mensagens específicas para diferentes públicos tende a gerar bons resultados.

Essa segmentação pode estar relacionado a aspectos demográficos, por exemplo: usar uma linguagem no email de acordo com a idade do público segmentado. Assim como a questões relacionadas ao site, por exemplo: usuários que compraram um produto da categoria X recebem um email sobre a categoria X, enquanto compradores de outras categorias recebem outras mensagens personalizadas.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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