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Taxa de Conversão: O Que É e Como Calcular​

O Que é Taxa de Conversão?

Taxa de conversão é a proporção entre usuários que acessam o seu site e usuários que finalizam uma conversão. Não necessariamente essa conversão precisa ser uma compra, pode ser um preenchimento de formulário, finalização de uma assinatura, inscrição em um evento, ou seja, qualquer ação de conversão definida por você.

Tal métrica é extremamente importante para o seu negócio, uma vez que uma taxa de conversão alta ou baixa irá influenciar muito se os seus resultados são positivos ou não.

Como Interpretar a Taxa de Conversão?

Quanto maior a taxa de conversão melhor, já que será preciso menos sessões em seu site para conseguir uma mesma quantidade de conversões. Por exemplo: uma loja virtual com alta taxa de conversão consegue mais realizar mais vendas que uma loja virtual com baixa taxa de conversão, ambas com mesma quantidade de sessões.

Um e-commerce com alta taxa de conversão consegue retornos sobre o investimento mais altos, uma vez que é necessário menos investimentos em aquisição de usuários para determinada meta de faturamento, por exemplo.

Como Calcular a Taxa de Conversão?

Para calcular a taxa de conversão é preciso saber a quantidade de sessões de um site ou página e a quantidade de conversões que ocorreram no mesmo período.

A fórmula da taxa de conversão é a seguinte:

Um exemplo de calculo da taxa de conversão aplicado para lojas virtuais:

Um exemplo de calculo da taxa de conversão aplicado para captação de leads:

Ou seja, quanto maior a quantidade de conversões, com uma mesma quantidade de sessões, maior será a taxa de conversão.

Exemplos de Quando Usar a Taxa de Conversão

A taxa de conversão pode ser usada em diferentes maneiras, alguns exemplos:

Em alguns casos a taxa de conversão não deve ser analisada de forma isolada, outras métricas que antecedem a taxa de conversão são tão importantes quanto. 

Exemplo: uma loja virtual que faz disparos de e-mail marketing deve analisar também quais são as taxas de abertura de e-mail e cliques que direcionam para o site. A baixa receita da loja vindo dos e-mails pode estar relacionada a métricas anteriores à taxa de conversão, por exemplo.

Fatores que Interferem na Taxa de Conversão

A taxa de conversão irá depender do segmento da loja, tempo de atuação e fatores internos do site.

Segmento da Loja: diferentes segmentos apresentam diferentes taxas de conversão, lojas virtuais que vendem produtos de ticket médio maior tem taxas de conversão menores, quando comparadas com lojas de produtos de ticket médio maior. Exemplo: uma loja virtual de joias de ouro tem taxa de conversão menor do que uma loja de brinquedos, a desistência de compra de uma joia de ouro é maior do que um brinquedo.

Tempo de Atuação: lojas com mais tempo de mercado apresentam taxas de conversão maior, quando comparadas com lojas iniciantes ou com tempo menor, basicamente por dois motivos: lojas antigas passam maior credibilidade para os usuários e a base de clientes compradores é maior, vender para um cliente que já comprou de você é mais fácil do que captar um novo cliente.

Fatores Internos do Site: questões relacionadas a construção da loja virtual também interferem na taxa de conversão, lojas com tempo de carregamento rápido, boa organização de categorias e produtos, boa construção de páginas com fotos e descrições completas e checkout simples, por exemplo, conseguem taxas de conversão maiores, por passar mais credibilidade ao usuário e quebrar todas as suas objeções.

Qual a Taxa de Conversão Ideal de uma Loja Virtual?

Partindo da premissa que os fatores internos do seu site estão bem construídos e considerando uma média de todos os segmentos de atuação, a taxa de conversão irá depender somente do tempo de atuação da loja:

A taxa de conversão média dos e-commerces brasileiros é entre 1,00% e 2,00%. Essa taxa pode variar muito da estratégia adotada pela loja ao longo dos anos também. Exemplo: lojas com alto investimento inicial conseguem taxas de conversão mais altas em um menor espaço de tempo.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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