Pensou em anunciar online, pensou em Google Ads e Facebook Ads, porém anunciar online vai muito além, a quantidade de plataformas de anúncios é gigantesca e muitas delas conseguem se adequar muito melhor para o seu negócio, dependendo do seu objetivo. Conheça neste post um pouco mais das principais plataformas de anúncios presentes no online.
Google Ads
Uma das plataformas mais utilizadas, devido a possibilidade de veiculação de anúncios em diferentes redes e também uma das redes em que o retorno tende a ser muito positivo.
O Google Ads é formado pela rede de pesquisa (search), shopping, display e discovery, cada uma dessas redes têm suas características e funcionam muito bem de forma integrada, uma estratégia de anúncios que utiliza todas essas redes tende a funcionar muito bem.
Google Search
O Google Search é uma plataforma de intenção, em que os usuários buscam por determinado produto ou serviço, o anunciante, através da compra de palavras-chaves, faz o seu site aparecer nas primeiras posições da rede de pesquisa.
Esta plataforma funciona para qualquer negócio que ofereça produtos ou serviços que sejam buscados pelos usuários, ex: “comprar tênis online”, “confeitaria mais próxima”, ou seja, um produto ou serviço novo ou que não é conhecido popularmente tende a não funcionar nesta plataforma.
Google Shopping
A plataforma ideal para e-commerces, que tem foco total em venda de produtos, nesta plataforma o produto é apresentado com uma imagem, título, preço e o site do anunciante quando o usuário faz uma pesquisa pelo produto.
Por se tratar de uma rede de intenção, esta plataforma funciona para produtos que são constantemente buscados pelas pessoas, ex: “tênis esportivo”, “celular”, ou seja, produtos novos e poucos conhecidos tendem a não conseguir bons resultados nesta rede.
Google Display
A plataforma com um dos maiores alcances da internet, com ela é possível que seus anúncios aparecem em mais de 2 milhões de sites e aplicativos parceiros do Google. A possibilidade de escolha de sites e aplicativos, assim como o público alvo que será impactado pelos anúncios é um dos pontos fortes da ferramenta.
Qualquer tipo de negócio tende a conseguir bons resultados, desde que os canais de veiculação e o público alvo sejam bem definidos.
Google Discovery
Uma plataforma de anúncios mais nova lançada pelo Google, em que os anúncios aparecem nos feeds da página inicial do YouTube, nas guias “Promoções” e “Social” do Gmail e no Discover (a rede de notícias do Google).
Como o próprio nome diz, os anúncios são vinculadas em redes que são usadas para a descoberta de novos conteúdos, ou seja, o público que normalmente é impactado não conhece a sua marca ou o seu produto, sendo esta uma ótima rede para conquistar novos clientes para o seu negócio.
Facebook Ads
Facebook Ads é a rede que engloba o: Facebook, Instagram, Whatapp e Audience Network (rede de sites e aplicativos parceiros do Facebook). É uma das plataformas mais utilizadas devido a sua fácil usabilidade e grande utilização por parte das pessoas.
A possibilidade enorme de escolhas de públicos é um dos pontos positivos da ferramenta, em que é possível escolher um público desde: “interessados em tênis” até “pessoas que fazem aniversário neste mês”. A enorme possiblidade de objetivos dos anúncios também é um dos grandes pontos positivos da ferramenta, é possível receber mensagens por Whatsapp, assim como aumentar o engajamento do seu Instagram, além de muitos outros objetivos.
Linkedin Ads
Trata-se de uma plataforma mais voltada para o B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresa, ou empresas que estão buscando profissionais. O segmento educacional também tende a funcionar muito bem, ou seja, escolas, faculdades e cursos que buscam alunos tem grandes chances de conseguir bons resultados no Linkedin Ads.
Twitter Ads
O Twitter Ads é uma plataforma com grande potencial e pouco explorada no Brasil, a sua plataforma de anúncios é bem completa e vem passando por melhorias constantemente. A possibilidade de objetivos e formatos diferentes é um dos grande pontos positivos da ferramenta.
Uma das maiores questões do Twitter Ads é o baixo resultado dos anúncios no curto prazo, ou seja, conquistar clientes e realizar vendas diretas através dos anúncios é difícil, normalmente quem anuncia no Twitter entende que os anúncios nesta rede funcionam principalmente para aumentar o seu reconhecimento de marca.
TikTok Ads
Uma plataforma ainda pouco explorada e que vem aprimorando a sua forma de anunciar. Assim como ocorre nas demais redes sociais, é permitido configurar o público, segmentando-os pelos dados demográficos e pelo comportamento.
YouTube
As possiblidades de anúncios no YouTube são enormes, que vão desde aumentar a lembrança da sua marca, até conseguir conversões e leads qualificados para o seu negócio. O YouTube é a plataforma de visualização de vídeos mais utilizada no Brasil, tanto para visualização, quanto para criadores de conteúdo, o que permite que os anúncios sejam vinculados com diferentes tipos de segmentações.
A possibilidade de segmentação por canais é um dos pontos positivos, por exemplo: é possível que seu anúncio seja vinculado somente em canais infantis, ou canais de investimentos, ou canais de jogos ou qualquer tipo de canal que siga uma mesma linha de conteúdo.
Bing Ads
Uma das redes de anúncios que consegue trazer os maiores retornos em relação ao valor investido em anúncios. O Bing Ads funciona de forma muito parecida com o Google Search, visto que ambas as redes o usuário faz uma busca e o anúncio aparece nas primeiras posições.
A grande desvantagem do Bing é a escala de investimento baixa, devido a sua baixa utilização por parte das pessoas. Porém se o investimento da sua empresa com anúncios é limitado, não tem o porque não estar no Bing.
Marketplaces
Vender seus produtos através de um site já conhecido e que tem muitos acessos é uma das vantagens de um marketplace. Além de somente deixar seus produtos em um marketplace, existe a possibilidade de anunciar seus produtos nele, fazendo seu produto aparecer nas primeiras posições ao ser buscado, ou comprando banners em diferentes lugares do site.
Os principais marketplaces presentes no mercado são: Magazine Luiza, Americanas, Netshoes, Mercado Livre, Submarino, Amazon…
Conseguir um aumento nas suas vendas é um dos pontos positivos de um marketplace, porém são cobrados percentuais sobre essas vendas, cabe sempre analisar se faz sentido ou não seu site atuar nestas plataformas.
Comparadores
Cada vez mais os comparadores de preço, como Zoom e Buscapé, são utilizados no processo de uma compra online., através de um site de comparação de preço, é possível cadastrar seu produtos nele e sempre que alguém for comparar o preço de um produto o seu site aparecer nesta busca.
Se a sua empresa vende produtos iguais e de concorrentes e o seu produto é mais barato, faz sentido esses seus produtos estarem presentes em um site de comparação de preço.
Retargeting
Anunciantes chamados de retargeting, são empresas especializadas em fazer o remarketing do seu site, ou seja, ao invés de você mesmo criar campanhas que buscam finalizar a compra de usuários que já acessaram o seu site, empresas de retargeting podem fazer essas campanhas para você.
São exemplos de empresas de retargeting: Criteo, RTB House e Blue.
As empresas de retargeting funcionam para qualquer tipo de negócio que tenha um site, normalmente, elas são mais utilizadas por e-commerces devido ao seu machine learning avançado que permite fazer o remarketing de produtos específicos, em momentos específicos, para usuários específicos.
Native Ads
Native Ads se caracteriza por ser um anúncio que não atrapalham o leitor e sim ofereça algo que ele busca, ou seja, são anúncios que conseguem estar presentes em sites e que complementam a experiência do usuário. Esses anúncios geralmente aparecem como recomendações de conteúdo em sites de notícias, muitas vezes, em formato de uma própria notícia recomendada.
Taboola e Outbrain são exemplos de plataformas que permitem a veiculção de Native Ads.
Native Ads são normalmente usados para captar leads e realizar vendas de produtos, eles se destacam de anúncios de Display padrão, por conseguirem um alto engajamento. A copy desenvolvida para esses anúncios é o ponto chave para conseguir bons resultados.