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CPC: O Que É e Como Calcular​

CPC, em ingês cost per click, significa custo por clique. Tal métrica é utilizada para entender qual foi o valor gasto para que ocorra um clique em anúncio pago. É uma métrica bastante utilizada em ferramentas que a cobrança é feita por cliques, como: Google, Bing, Native Ads, Comparadores e algumas outras.

O Que é CPC?

O CPC ou custo por clique se popularizou no Google Ads, visto que a cobrança dos anúncios nesta rede é feita desta forma, ou seja, sempre que um usuário clicar em um de seus anúncios uma cobrança será feita. Hoje em dia, o CPC não é o único modelo de cobrança possível de ser usado no Google Ads, mas continua tendo bastante relevância na plataforma. Outras plataformas também adotam o modelo de CPC para seus anúncios, como: Bing Ads, Native Ads (Outbrain, Taboola…), Comparadores, plataformas de Retargeting (Criteo, RTB House…).

Um CPC alto não quer dizer que o retorno com anúncios será baixo, porém é possível analisar como uma tendência, um CPC baixo tem maior probabilidade de conseguir retornos maiores, suponde que um anúncio esteja com CPC de R$ 0,50, caso o CPC deste mesmo anúncio baixe para R$ 0,25, ou seja, a metade, quer dizer que o dobro de cliques foram efetuados, utilizando um investimento igual, assim aumentando a quantidade de acessos e consequentemente aumentando a probabilidade de ocorrer uma conversão.

Uma plataforma com um CPC alto quer dizer que a concorrência do anunciante está alta, ou seja, diversas empresas concorrentes estão anunciando pelo mesmo produto ou serviço. Sempre é válido desenvolver estratégias eficazes de anúncios que conseguem buscar um CPC mais baixo, buscando palavras-chaves alternativas, plataformas de anúncios pouco utilizadas ou até mesmo adicionado limitações de CPC nas plataformas.

Como Calcular o CPC?

Para calcular o CPC é preciso saber o valor investido em anúncios e a quantidade de cliques gerada

A fórmula do CPC é a seguinte:

Um exemplo de calculo do CPC:

Ou seja, quanto maior o número de cliques, com um mesmo valor investido, menor será o CPC.

Exemplos de Quando Usar o CPC

O CPC não necessariamente precisa ser calculado usando um anúncio como exemplo, qualquer estratégia que utilize um valor pago pode ser usada para calcular o CPC

O CPC é uma das métricas mais básicas a serem usadas para análise de desempenho do tráfego pago, sendo ela uma possível responsável para definir se uma campanha ou anúncio terá um retorno positivo ou não. Vale sempre analisar as métricas como um todo para definir possíveis otimizações e decisões sobre anúncios que estão sendo realizados.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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