O Que é CPM?
CPM significa custo por mil impressões, ou seja, é o valor que o anunciante paga para cada 1.000 impressões geradas do seu anúncio. A precificação do anúncio é feita por visualização, não importando se o usuário clica ou não em seu anúncio, a cobrança já é realizada somente com o fato do anúncio aparecer para o usuário.
Algumas plataformas de anúncios utilizam o CPM como método de cobrança dos anúncios, como: Facebook Ads e Google Display & Vídeo 360. Outras plataformas permitem o uso do CPM como método de cobrança, além de outros métodos como CPC e CPV, como: Youtube e Google Display.
A tendência é que quanto menor o CPM melhor, já que com um mesmo valor investido, seu anúncio poderá aparecer para mais usuários e consequentemente gerar mais conversões. Porém ter um CPM baixo não quer dizer que o seu resultado será positivo, existem outras métricas que devem ser observadas em conjunto para conseguir um bom resultado.
Exemplo: não adianta ter um CPM baixo e um CTR mais baixo ainda, o anunciante estará pagando por visualização e não gerando praticamente nenhum acesso em sua página.
Um CPM alto representa que a concorrência do anúncio está alta, ou seja, quanto maior o CPM, maior a concorrência por um determinado público ou posicionamento. Sempre é válido desenvolver estratégias de posicionamentos e públicos para conseguir um CPM mais baixo.
Como Calcular o CPM?
Para calcular o CPM é preciso saber o valor investido em anúncios e a quantidade de impressões geradas
A fórmula do CPM é a seguinte:
- CPM = (valor investido / quantidade de impressões) x 1000
Um exemplo de calculo do CPM:
- Foi investido em um anúncio R$ 1.000,00 e foram geradas 100.000 impressões
- CPM = (1.000 / 100.000) x 1.000
- CPM = R$ 10,00
Ou seja, quanto maior o número de impressões, com um mesmo valor investido, menor será o CPM.
Exemplos de Quando Usar o CPM
O CPM será sempre usado para plataformas de anúncios que utilizam o CPM como método de cobrança par anúncios. Não faz sentido calcular o CPM para plataformas que utilizam outras modelos, como CPC ou CPV.
- Facebook Ads - Foram investidos R$ 1.000,00 em uma campanha utilizando o posicionamento do Instagram e foram geradas 50.000 impressões, o CPM desta campanha foi de R$ 20,00
- Display & Vídeo 360 - Foram investidos R$ 1.000,00 em uma campanha segmentada para o blog X e foram geradas 200.000 impressões, o CPM desta campanha foi de R$ 5,00
O CPM é uma métrica que não pode ser analisada de forma isolada, já que um CPM alto ou baixo não necessariamente tornará o seu resultado positivo ou negativo. Anúncios de remarketing, por exemplo, normalmente apresentam um CPM mais alto do que qualquer outro anúncio, isso não quer dizer que o resultado deste tipo de anúncio é ruim, muito pelo contrário, a tendência deste anúncio é ter CPL, CPA ou ROI mais elevados, quando comparamos com outros anúncios.
Existe uma tendência de um anúncio com CPM baixo ser melhor, mas isso não é uma regra, o CPM deve ser analisado da seguinte forma: “Olhando para este CPL, CPA ou ROI, faz sentido o CPM estar neste valor?”