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CPM: O Que É e Como Calcular​

O Que é CPM?

CPM significa custo por mil impressões, ou seja, é o valor que o anunciante paga para cada 1.000 impressões geradas do seu anúncio. A precificação do anúncio é feita por visualização, não importando se o usuário clica ou não em seu anúncio, a cobrança já é realizada somente com o fato do anúncio aparecer para o usuário.

Algumas plataformas de anúncios utilizam o CPM como método de cobrança dos anúncios, como: Facebook Ads e Google Display & Vídeo 360. Outras plataformas permitem o uso do CPM como método de cobrança, além de outros métodos como CPC e CPV, como: Youtube e Google Display.

A tendência é que quanto menor o CPM melhor, já que com um mesmo valor investido, seu anúncio poderá aparecer para mais usuários e consequentemente gerar mais conversões. Porém ter um CPM baixo não quer dizer que o seu resultado será positivo, existem outras métricas que devem ser observadas em conjunto para conseguir um bom resultado.

Exemplo: não adianta ter um CPM baixo e um CTR mais baixo ainda, o anunciante estará pagando por visualização e não gerando praticamente nenhum acesso em sua página.

Um CPM alto representa que a concorrência do anúncio está alta, ou seja, quanto maior o CPM, maior a concorrência por um determinado público ou posicionamento. Sempre é válido desenvolver estratégias de posicionamentos e públicos para conseguir um CPM mais baixo.

 

Como Calcular o CPM?

Para calcular o CPM é preciso saber o valor investido em anúncios e a quantidade de impressões geradas

A fórmula do CPM é a seguinte:

Um exemplo de calculo do CPM:

Ou seja, quanto maior o número de impressões, com um mesmo valor investido, menor será o CPM.

Exemplos de Quando Usar o CPM

O CPM será sempre usado para plataformas de anúncios que utilizam o CPM como método de cobrança par anúncios. Não faz sentido calcular o CPM para plataformas que utilizam outras modelos, como CPC ou CPV.

O CPM é uma métrica que não pode ser analisada de forma isolada, já que um CPM alto ou baixo não necessariamente tornará o seu resultado positivo ou negativo. Anúncios de remarketing, por exemplo, normalmente apresentam um CPM mais alto do que qualquer outro anúncio, isso não quer dizer que o resultado deste tipo de anúncio é ruim, muito pelo contrário, a tendência deste anúncio é ter CPL, CPA ou ROI mais elevados, quando comparamos com outros anúncios.

Existe uma tendência de um anúncio com CPM baixo ser melhor, mas isso não é uma regra, o CPM deve ser analisado da seguinte forma: “Olhando para este CPL, CPA ou ROI, faz sentido o CPM estar neste valor?”

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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