Quem nunca viu uma propaganda antes ou durante a exibição de um vídeo no YouTube? Esses vídeos puláveis ou não são os anúncios do YouTube Ads.
O YouTube é o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google, e a maior plataforma de vídeos online do planeta, tanto em utilizadores, quanto em uploads de vídeos.
Apesar de tudo isso, os anúncios no YouTube ainda estão no começo, principalmente no Brasil, são poucas empresas que anunciam na plataforma e conseguem explorar todo o seu potencial de ganho de resultados.
Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre essa plataforma e como utilizar ela da melhor forma possível para o seu negócio.
O que é o YouTube Ads
O YouTube Ads é uma plataforma de anúncios integrada ao Google Ads (visto que o Google é dono do YouTube), que possibilita qualquer organização colocar seus anúncios de vídeo em vídeos do YouTube, desta forma aumentando o seu reconhecimento de marca ou até mesmo aumentado as suas conversões.
A possibilidade de segmentação de canais específicos para divulgação dos seus vídeos e a escolha de públicos alvo extremamente detalhados faz com que os anúncios consigam resultados muito positivos
Como Funciona o YouTube Ads
Existem várias possibilidades de anunciar no YouTube, cada uma com suas características e, normalmente, usadas para diferentes objetivos. Vamos explorar cada uma dessas possibilidades.
Bumper Ads
Bumber ads são os anúncios de vídeo rápidos, que duram 6 segundos ou menos, sempre exibidos antes ou ao longo de um vídeo do YouTube. Esse formato não permite que o usuário pule o anúncio.
Esse anúncio é cobrado com base no CPM, ou seja, a cada 1.000 visualizações uma cobrança é feita do anunciante.
Esses anúncios tem o objetivo de trazer uma mensagem rápida e clara para os usuários, normalmente, funcionam para aumentar o reconhecimento de marca. Não é um bom formato para trazer conversões.
Anúncios in-stream
Os anúncios in-stream são os anúncios de vídeos mais longos, normalmente com duração de pelo menos 30 segundos, sempre exibidos antes ou ao longo de um vídeo do YouTube. O anunciante é quem escolhe se o vídeo pode ser pulado pelos usuários após 5 segundos ou não.
Esse anúncio é cobrado com base no CPV, ou seja, cada visualização é cobrada, porém o anunciante só pago caso o vídeo tenha sido assistido por pelo menos 30 segundos, ou menos, caso o vídeo tenha menos de 30 segundos, a cobrança também é feita caso o usuário interaja com o anúncio antes dos 30 segundos.
Esses anúncios tem o objetivo do usuário realizar alguma ação, normalmente um acesso no site do anunciante ou alguma outra página específica. Sendo este um ótimo formato para conseguir mais conversões.
Anúncios Discovery
Os anúncios discovery não aparecem durante a exibição de um vídeo do YouTube, esse formato, como o nome diz, está relacionado a descoberta de conteúdos, ou seja, quando o usuário faz uma busca pela pesquisa do YouTube esses anúncios são exibidos nas primeiras posições, ou até mesmo, esses anúncios podem ser exibidos na aba lateral de recomendados ou junto com os vídeos da home do YouTube.
Esse anúncio é cobrado com base no CPC, ou seja, a cada clique que o usuário faz em um desses anúncios, uma cobrança é realizada.
Um exemplo de quando ocorre uma busca pela pesquisa do YouTube:
Um exemplo de um anúncio sendo exibido na home do YouTube:
Minha Empresa Precisa Anunciar no YouTube?
O YouTube, normalmente, tende a funcionar muito bem como uma rede secundária de anúncios, outras redes devem ser priorizadas, porém isso não quer dizer que o YouTube deve ser deixado de lado.
No caso de um investimento limitado em mídias pagas, criar estratégias sazonais e específicas pode ser uma boa opção. Exemplos:
- Lançamentos de produtos ou novas unidades de lojas físicas;
- Datas sazonais específicas da sua empresa (ex: aniversário da marca)
- Datas sazonais fortes para a sua empresa (ex: Black Friday, Dia das Mães, Natal...);
- Anúncios específicos de remarketing (ex: compradores da sua loja que não acessaram recentemente o seu site).
Para empresas com investimentos maiores em mídias pagas, além das estratégias descritas anteriormente, algumas ações perenes podem ser desenvolvidas. Exemplos:
- Anúncios de bumper ads para aumentar o reconhecimento de marca;
- Anúncios de discovery para captar novos clientes;
- Divulgação de vídeos da empresa para aumentar o engajamento.
Vantagens do YouTube Ads
- Aumento dos acessos do seu site ou aplicativo;
- Aumento das vendas ou captação de clientes para a sua empresa;
- Desenvolvimento de estratégias poderosas com a escolha de canais específicos para anunciar;
- Grande possibilidade de impactar públicos frios (pessoas que ainda não conhecem a sua marca, produto ou serviço)
- Aumento do reconhecimento da sua marca.
Dicas Para Anunciar no YouTube
- O vídeo é ponto principal do anúncio, o foco deve ser total em desenvolver um bom vídeo;
- Para os anúncios de bumper, as mensagens devem ser rápidas e de fácil assimilação, tente ser o mais claro e simples possível;
- Para os anúncios in-stream, importante reter a atenção do usuário nos primeiros 5 segundos. Assim como apresentar a marca dentro dos 5 segundos iniciais também é importante.
Conclusão
O YouTube é uma plataforma de anúncios poderosa e ainda pouco explorada pelos anunciantes, estar sempre a frente de concorrentes é um ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Apesar de ser uma plataforma mais complexa para criação de anúncios (produzir um vídeo não é fácil), normalmente essa complexidade vale o esforço para o resultado que pode ser gerado anunciando no YouTube.