Ter uma operação de e-commerce vai muito além de criar um site ou subir produtos em marketplaces e esperar que estes sejam vendidos. O trabalho para ter uma loja virtual com resultados positivos vai muito além disso.
Neste cenário entra a consultoria para e-commerce, com um acompanhamento constante e guiado por um consultor, as ações desenvolvidas pelo seu negócio passam a ser mais assertivas, e em muitos casos, com investimentos muito menores.
Com a transformação digital, o número de lojas virtuais aumenta a cada ano, sejam lojas físicas que passaram a atuar no online ou lojas que já nasceram com atuação somente online. A concorrência fica maior a cada ano e desenvolver um trabalho excelente passa a ser obrigação para conseguir bons resultados.
Neste post, iremos apresentar como uma consultoria para e-commerce funciona e como ela ajuda lojas virtuais a se posicionarem online, melhorando assim os seus resultados. Aqui na Big Tiger Digital oferecemos esse serviço e os feedbacks coletados são sempre positivos.
O que é uma consultoria para e-commerce?
Consultoria é um serviço de aconselhamento, que varia de acordo com necessidades específicas, por isso, uma consultoria para uma marca X nunca será igual para a marca Y.
Quando falamos de consultoria para e-commerce, o serviço passa a ser focado em ações voltadas à venda online, seja por: loja virtual, marketplace, redes sociais ou qualquer outro canal que utiliza do online para fechar vendas.
Normalmente, as consultorias de e-commerce tem como objetivo potencializar os resultados, seja aumentar as vendas ou receita, aumentar a base de clientes ou fidelizar mais clientes para a marca, por exemplo.
O objetivo de potencializar resultados, se baseia em reduzir o tempo para alcançar algo e evitar ao máximo erros, tomando ações com base em análises prévias, boas práticas ou estratégias validadas.
O que faz um consultor de e-commerce?
O consultor de e-commerce é o responsável por entender a situação em que o negócio se encontra, e a partir disso definir próximos passos a serem executados.
As ações a serem realizadas são sempre customizadas, visto que diferentes negócios apresentam diferentes cenários, e diversos fatores influenciam na tomada de decisão, como porte da empresa e investimento disponível.
Quais os tipos de consultoria de e-commerce?
Um modelo de consultoria irá basicamente levar dois pontos em consideração: estágio em que o e-commerce se encontra e modelo de atuação do e-commerce.
Por exemplo: a consultoria deve ser diferente para uma empresa que está criando sua loja virtual, comparado com uma empresa já presente no mercado. As prioridades de ações são diferentes, com isso a forma como a consultoria é conduzida acaba sendo diferente também.
Consultoria para redes sociais
Cada vez mais as redes sociais têm um papel importante para o e-commerce, muitas vezes sendo um braço direito para fazer a sua operação de e-commerce funcionar.
Nesse tipo de consultoria, o objetivo é apresentar como as redes sociais podem ser usadas para se tornar um canal de tráfego adicional para o e-commerce, ou até mesmo um novo canal de vendas para a sua marca.
Assuntos como estratégias de divulgação e aquisição de tráfego pelas redes sociais fazem parte da consultoria, assim como boas práticas para otimização dos resultados.
Em muitos casos, desenvolver e criar planos de como trabalhar com novas redes sociais, ou redes que a marca ainda não utiliza, podem ser assuntos importantes para o crescimento de um negócio.
Consultoria para marketplace
Os marketplaces acabam sendo subjugados por marcas, como um canal que canibaliza clientes de lojas virtuais. Isso não é 100% mentira, então é preciso criar estratégias para atuar em conjunto com esse canal de vendas.
A consultoria com foco em marketplaces, ajuda a desenvolver estratégias para competir de forma saudável ou até mesmo passar a utilizar os marketplaces para alavancar o seu negócio.
Os marketplaces podem ser uma grande vitrine para os seus produtos e com a estratégia correta, é possível aproveitar este tipo de canal para aumentar ainda mais as suas vendas.
Consultoria estratégica
A consultoria em e-commerce pode também ser focada em suporte para alcançar objetivos, neste caso a consultoria estratégica é que tem este papel.
Os objetivos podem ser específicos, como aumentar o LTV dos meus clientes ou gerais, como aumentar as minhas vendas. Por isso este tipo de consultoria é customizada, não existe uma fórmula ou padrão a ser seguido.
Diferentes assuntos passam por este tipo de consultoria, já que não existe somente um caminho para concluir tal objetivo. Por exemplo, para aumentar minhas vendas online, é preciso ser abordados assuntos sobre SEO, CRO, mídia paga, LTV e muitos outros.
Algumas operações de e-commerce já podem ser muito boas em determinada frente, mas sempre existe a possibilidade de desenvolver algo novo. Assim como, com a consultoria para uma loja virtual pode passar a atuar em frentes em que a marca ainda tem pontos de falha.
Migração de plataforma de e-commerce
A consultoria de migração de plataforma de e-commerce fica dividida das outras consultorias por ser algo extremamente específico e ao mesmo tempo padrão.
O caminho a ser seguido é padrão, ou seja, existem uma série de etapas a serem seguidas para se conseguir fazer uma migração de plataforma da forma correta e com o mínimo de erros e problemas possíveis.
Ao mesmo tempo, existem inúmeras variáveis dentro deste caminho que tornam ele específico, como: plataforma atual do e-commerce, plataforma nova a ser implementada, quantidade de clientes, estrutura de categorias do site e muitas outras.
Quais as vantagens de uma consultoria em e-commerce?
Uma consultoria permite que a sua operação de e-commerce tenha um parceiro estratégico para ajudar a alavancar os seus resultados.
O consultor estará sempre presente para tirar todas as suas dúvidas e passar sugestões de próximos passos. Embasado em dados ou vivência, esses próximos passos conseguem ser mais assertivos.
Melhorar os resultados do e-commerce
Alinhado com o objetivo central, a principal vantagem de uma consultoria é a melhor performance de uma operação de e-commerce.
A partir de uma análise dos principais pontos de melhoria de uma loja virtual e atuação dedicada nestes pontos, a melhora nos resultados é certeira.
Contribuir com melhores tomadas de decisões
Definindo prioridades de atuação e guiando o caminho de como realizar alterações, os resultados financeiros do e-commerce passam a ser mais positivos.
Apresentar novas tendências de mercado
Outra vantagem é estar sempre à frente da concorrência, seja na utilização de novos recursos, melhoria de processos, definição de novos canais de vendas ou qualquer outra novidade de mercado.
É papel do consultor estar sempre antenado sobre novidades e tendências de mercado para implementar em operações de e-commerce.
Auxiliar na definição de processos
Qualquer operação sem processos acaba gerando perdas ou gastos desnecessários. Por isso, definir processos, desde os mais básicos até os mais complexos, é fundamental.
Uma consultoria permite analisar como determinadas atividades estão sendo realizadas e sugerir melhorias, ou até mesmo definir novos processos para novas atividades.
Analisar melhor os resultados gerados
No dia a dia é difícil parar e analisar o que foi feito, para assim tirar conclusões. Isso faz com que o e-commerce não aprenda com erros ou acertos passados.
A análise de ações passadas permite aprimorar ações futuras ou até mesmo reformular essas ações. Uma consultoria pode ser focada neste tipo de análise.
Quais as principais atuações de uma consultoria para e-commerce?
Já apresentamos anteriormente sobre os tipos de consultoria, aqui vamos passar sobre algumas atuações específicas que a consultoria pode desenvolver.
A consultoria pode ser extremamente ampla, passando por todos esses exemplos que veremos a seguir. Assim como também pode ser específica, passando por somente alguns dos seguintes exemplos.
Performance e aumento de conversão da loja virtual
A partir de uma análise geral de pontos de melhoria, é possível entender o que está fazendo a loja virtual não estar convertendo ou o que está impedindo a loja virtual de crescer.
Com isso, próximos passos focados em aumento de conversão são definidos e passam a ser abordados na consultoria.
Desenvolvimento de planos de ação
Alinhado com o primeiro exemplo apresentado, uma vez entendido o que pode ser melhorado na loja virtual para conseguir chegar ao objetivo definido, um plano de ação com prioridades elencadas deve ser desenvolvido.
A consultoria permite que os resultados sejam acompanhados durante toda a execução do plano de ação. Assim é possível medir métricas e indicadores para entender se o objetivo está sendo alcançado.
Auxílio na implementação de lojas virtuais
Uma das atuações da consultoria, pode ser na assistência de criação de uma loja virtual, desta forma a implementação passa a ser mais rápida e de maneira mais assertiva, diminuindo os custos.
Com tantas possibilidades de plataformas e ferramentas é difícil implementar uma loja virtual sem nenhum conhecimento sobre o assunto.
Planejamento financeiro e de precificação de produtos
Qualquer negócio precisa ter um planejamento financeiro, para uma operação de e-commerce não é diferente. Conseguir saber todos os seus custos e gastos mês a mês permite melhor entendimento da sua operação, consequentemente melhor controle e otimização do dinheiro.
Precificação de produtos para lojas virtuais ou marketplaces também precisa ser planejada. Esse é o ponto chave para um e-commerce de sucesso. Praticar preços muito acima do mercado acabam não gerando vendas em sua loja, assim como preços muito baixos fazem sua operação ficar no vermelho, por isso é preciso encontrar a precificação ideal.
Uma das principais atuações de uma consultoria é no auxílio de lojistas a precificar da maneira correta seus produtos, em diferentes canais de vendas, e de planejar e controlar a área financeira do negócio.
Planejamento logístico
Operação de e-commerce sem logística não funciona. Logística não é só entrega de produtos, uma loja virtual precisa ter um planejamento logístico interno também, desde o layout de estoque, até a separação e despacho dos produtos.
Outra atuação da consultoria para e-commerce é no auxílio de melhoria de processos ou definição de novos processos logísticos para otimizar a entrega dos produtos.
Outra questão é na definição de fretes, auxiliando na atuação com correios e dando sugestões de parceiros logísticos de entrega, dependendo do cenário da empresa.
Otimização e criação de campanhas
A área de marketing é outro papel fundamental para uma loja virtual. Campanhas não são somente facebook ads e google ads, a atuação com mídia paga é uma das principais, mas não é a única, e com a consultoria é possível otimizar seus resultados.
Aproveitar campanhas de marketplaces ou desenvolver campanhas atuando com outras frentes, por exemplo: afiliados e influencers, podem ser uma das atuações de uma consultoria para e-commerce.
Apresentar melhorias e boas práticas em campanhas de mídia paga também pode ser o assunto de uma consultoria. Assim como atuar com outras plataformas de mídia paga pode ser interessante para a loja virtual, plataformas como: twitter, tik tok, pinterest, bing, twitch, native ads e retargeting podem são alguns exemplos de plataformas que permitem mídia paga.
Criação de novas estratégias de vendas
Para um e-commerce não adianta só vender, é preciso vender de forma consistente. Estar sempre atento a novidades de mercado, novas plataformas e redes sociais permite ampliar a sua atuação, consequentemente vender mais através de diferentes canais.
Nem sempre todas as estratégias de vendas são adotadas por uma loja virtual, criar novas estratégias usando diferentes canais é uma boa estratégia. A combinação de diferentes canais em uma mesma estratégia de vendas também pode ser um bom caminho.
Melhorar a performance em marketplaces
Para vender em marketplaces não adianta somente se cadastrar e adicionar seus produtos é preciso ter estratégia.
A consultoria consegue auxiliar em novas estratégias ou apresentar o caminho que permite aumentar suas vendas em marketplaces.
Otimização de SEO da loja virtual
SEO é uma frente ainda pouco explorada por lojas virtuais, e que se bem desenvolvido consegue gerar ótimos resultados para sua marca.
Imagine ter seu site nas primeiras posições do Google, sem necessariamente investir em ads, o ROI é bem positivo.
A consultoria pode auxiliar em, primeiramente, entender como está o SEO da loja virtual e o que precisa ser realizado para melhorar seu posicionamento.
Otimização de CRO da loja virtual
CRO é algo extremamente negligenciado pela maioria das lojas virtuais. Se a taxa de conversão de uma loja aumentar de 1% para 2%, isso quer dizer que a sua quantidade de vendas dobrou. Sem precisar investir mais R$ 0,01 em tráfego.
Uma das atuações da consultoria é em sugerir otimizações do site, e desenvolvimento de novos testes para aumentar a taxa de conversão da loja virtual.
Definição de ferramentas estratégicas
A quantidade de ferramentas possíveis de serem usadas em uma loja virtual é imensa, é preciso sempre filtrar quais ferramentas são úteis e apresentam bom funcionamento, consequentemente bom resultado.
Muitas dessas ferramentas ajudam muito no aumento de vendas de uma loja virtual, é papel do consultor apresentar essas ferramentas, de acordo com o cenário em que a loja virtual se encontra.
Uso estratégico de redes sociais
Redes sociais devem ser usadas como um braço que auxilia nas vendas de uma loja virtual, para isso é preciso usar as redes sociais com estratégia.
Redes sociais vão muito além de instagram e facebook, existem outras no mercado, que podem fazer muito mais sentido para a sua marca, cada uma com suas peculiaridades e formas de atuação.
Um consultor consegue analisar e entender se as redes sociais da marca estão sendo usadas de forma estratégica, e o que pode ser feito para otimizar o resultado.
Quais os resultados que a consultoria proporciona?
Não é possível garantir resultado com uma consultoria, uma vez que o trabalho é desenvolvido de forma conjunta, sempre entre consultor e gestor da loja virtual.
O consultor, analisando dados, definindo prioridades, próximos passos e sempre passando essas informações para gestor, assim como esses próximos passos sendo desenvolvidos de maneira ágil tendem a tornar o resultado positivo.
Quais os benefícios da consultoria para minha loja virtual?
Uma consultoria traz diversos benefícios para o seu negócio, o principal deles, de maneira geral é um melhor resultado financeiro para a operação.
Melhor otimização de investimento
Atuando sempre com prioridades e gerando a menor quantidade de erros possível, sempre dentro de um planejamento, o investimento passa a ser melhor aproveitado.
Resultados positivos em menor tempo
O fator tempo também é impulsionado com uma consultoria, ao invés de estar buscando soluções e ainda levantando hipóteses, a atuação em prioridades específicas garantem uma melhora de resultados em menor tempo.
Alguém comprometido a ajudar o seu negócio
Além de todos os benefícios, o consultor é alguém que deve estar comprometido em fazer o seu negócio dar certo, o consultor deve ter a famosa “dor de novo” na atuação de qualquer projeto.
Vale a pena a consultoria?
Se depois de ter lido todo este post ainda está com dúvidas se vale a pena contratar uma consultoria de e-commerce? A resposta é: claro que sim.
Uma consultoria permite melhorar seus resultados e escalar sua operação, tendo um profissional altamente capacitado ao seu lado.
Qual o valor de uma consultoria para e-commerce?
O valor da consultoria depende basicamente do tempo de duração, que será definido pela quantidade de atuações necessárias.
Por exemplo: projetos grandes, que vão desde a implementação de uma loja virtual até ela estar vendendo de forma constante terão valor mais alto, devido a duração ser mais alta.
Uma consultoria pode também ser perene, ocorrendo encontros já em datas estabelecidas e assuntos específicos já são definidos para serem abordados nestes encontros.
A consultoria pode ser apenas pontual, quando já se tem noção, por parte do lojista, do assunto que será abordado e se está buscando apenas uma visão por parte do consultor.
Sobre a consultoria da Big Tiger Digital
Aqui na Big Tiger Digital oferecemos o serviço de consultoria para e-commerce, atuando em praticamente qualquer cenário, desde auxílio na implementação de loja virtual, até otimização de resultados.
Nossas consultorias não tem duração definida, cada cliente é analisado, e com base nas necessidades e prazos do cliente definimos qual o ciclo ideal de atendimento.
As reuniões da consultoria ocorrem de forma online, através de uma sala de call (Google Meet, Zoom…), os agendamentos dos encontros ficam a critério do cliente, pela relação de dias e horários que disponibilizamos.
As reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Em poucos casos, dependendo do cenário, os encontros ocorrem mais de uma vez por semana.
A definição de atuações da consultoria ocorre a partir de uma primeira reunião. Nesta, o cliente já apresenta o que está buscando e a partir de nossa análise definimos um calendário com datas e temas que serão abordados em cada reunião.
Se ficou interessado pela consultoria de e-commerce da Big Tiger Digital, entre em contato conosco.
Perguntas frequentes
Quanto custa a consultoria?
Não existe um valor padrão, depende do tamanho do projeto, quantidade de encontros necessários e peculiaridades de cada consultoria.
Quanto tempo dura a consultoria?
A consultoria pode ser pontual, que é uma consultoria focada em poucas reuniões, assim como a consultoria pode ser mais extensa ou perene. Sempre irá depender do tamanho do projeto.
Como é o atendimento da consultoria?
Existem canais de contato disponíveis enquanto a consultoria está em andamento, que pode ser por e-mail ou grupo no WhatsApp. Porém o principal atendimento é nas reuniões marcadas, que podem ser usadas para tirar dúvidas ou até mesmo debater temas fora do planejamento criado.
Qualquer e-commerce pode ter uma consultoria?
Sim, e-commerce de qualquer tamanho pode ter uma consultoria. Uma consultoria pode ser usada para ajudar no processo de criação de uma loja virtual, assim como na otimização do dia a dia de uma operação. Depende de quais são as necessidades da operação.