A Black Friday é a data mais importante do comércio eletrônico brasileiro, nos últimos anos Novembro tem sido o mês de maior faturamento para praticamente todas as lojas virtuais.
Por isso não existe mais a opção de ficar de fora desta ação. Mesmo que com uma presença pequena, vale muito participar da data.
A sua marca consegue surfar a onda do período, muitas vezes, impulsiona pelos grandes players do mercado. Além de vender mais, já que os usuários aguardam o período para fechar suas compras.
Para isso é preciso de planejamento e estratégia, só participar da ação também não quer dizer que você irá vender mais.
Neste post, separamos algumas dicas e estratégias para aproveitar a Black Friday para vender mais com sua loja virtual.
Dicas para a sua Loja Virtual vender mais durante a Black Friday.
1. Adicione banners de Black Friday no site
A comunicação do seu site precisa estar relacionada com a data. Os banners são a melhor forma de passar essa comunicação para os seus clientes.
Os banners podem ser adicionados na home, direcionando o usuário para os descontos, e assim facilitando o processo de compra do usuário.
Banners nas páginas de categorias também são importantes, apresentando para o usuário quais produtos estão com desconto ou quais os percentuais de desconto.
As páginas de produtos também podem conter banners de Black Friday. Isso gera urgência para a compra do produto, aumentando a sua taxa de conversão.
2. Otimize a velocidade de carregamento do site
O principal motivo de desistências de compra em um site é a velocidade de carregamento, por isso é importante otimizar a sua velocidade.
Durante a Black Friday a velocidade de carregamento é mais importante ainda do que em outros momentos do ano. Será o momento em que terão mais usuários simultâneos no site.
Qualquer segundo que demore a mais para carregar o site, podem se traduzir em perdas enormes de faturamento.
Algumas dicas para otimizar a velocidade de carregamento do site:
- Comprimir o tamanho de todas as imagens do site
- Evitar o uso de gifs e vídeos carregados no site
- Retirar plugins e ferramentas instaladas que não são usadas
- Remover tags sem funções no site
3. Realize um inventário de todos os seus itens
Realizar o inventário de estoque deve ser algo recorrente para quem tem uma loja virtual.
Antes de uma Black Friday, o inventário é ainda mais importante. Pelo aumento do volume de vendas, torna-se mais fácil a ocorrência de erros por furo de estoque.
O inventário irá evitar erros de pedidos, o tempo de entrega será mais rápido e o pós compra mais tranquilo.
4. Deixe programado a ativação e pausa de promoções
Plataformas de loja virtual durante a Black Friday acabam ficando mais lentas, devido ao aumento de acessos pelos lojistas, por isso é importante já deixar programado a ativação e pausa de promoções.
O atraso na ativação de uma oferta pode ocasionar em perdas grandes de vendas.
5. Aplique os descontos diretamente nos produtos
O desconto direto no produto facilita o entendimento da oferta pelo consumidor, além de diminuir a quantidade de etapas para finalizar uma compra.
O uso de cupons ou somente descontos progressivos podem fazer o usuário desistir da compra, por não achar o cupom ou não saber do desconto progressivo.
É preciso considerar que grande parte dos acessos do site ocorrem diretamente na página do produto, ou seja, nesta página deve estar presente o desconto (por isso o desconto no produto é o mais indicado).
6. Adapte a sua comunicação de marketing
É importante já na comunicação de marketing usar o tema de Black Friday. Isso irá aumentar a quantidade de acessos no site.
Alguns exemplo: em campanha de mídia paga use nos textos a chamada de Black Friday, em sua comunicação direta (email, whatsapp…) apresente que o site está em Black Friday.
7. Reduza prazos de vencimentos de boleto
Prazos grandes de vencimentos de boleto podem quebrar seu estoque, sem necessariamente vendas terem ocorrido.
Imagine que um usuário emite o boleto de 10 itens que só tinham uma peça em estoque, e no final não paga o boleto. Outros usuários que poderiam ser compradores destes itens não conseguirão comprar.
Por conta da Black Friday durar poucos dias, esses itens podem não ser vendidos no futuro.
Então podemos desabilitar o boleto durante a Black Friday? Não, esse é o pior caminho, ainda existem muitos usuários que só compram por boleto.
A recomendação é deixar os boletos com prazo de um dia útil de vencimento.
8. Aumente o seu investimento em marketing
Comparando com outros meses do ano, Novembro deve ser o mês com um dos maiores investimentos em marketing. Os usuários estão mais propensos a comprar neste período, ou seja, a taxa de conversão do site aumenta, vale aproveitar essa época para aumentar a quantidade de sessões no site.
Para marcas que realizam ações de Black somente no final do mês, o investimento de marketing tende a se concentrar principalmente neste período. As marcas não podem ficar descobertas de mídia neste período, isso ocasionará uma potencial perda de faturamento.
9. Valide o fluxo de compras do seu site
Durante a Black Friday o seu site precisa estar redondo! Bem otimizado e problemas de perda de usuários no funil de vendas.
Faça compras testes em seu site para visualizar possíveis erros e assim ajustar tudo antes da Black Friday.
Mas cuidado, Novembro não é um mês para mudar o tema, layout ou fazer grandes alterações no site. Isso pode ter o efeito reverso, ao invés de otimizar o desempenho irá piorar se tudo não for bem aplicado.
10. É Black Friday e não "Black Fraude"
O usuário que irá comprar na Black Friday faz pesquisas em outros sites e até acompanha o preço dos produtos com meses de antecedência.
Esse usuário saberá se o desconto que está no site é realmente um desconto ou só uma enganação.
Por isso, na Black Friday apresente descontos de verdade!