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As 10 Principais Datas do E-Commerce para Vendar Mais em 2022

Planejar as ações sazonais de um e-commerce é um dos pontos chaves para conseguir aumentar as vendas, e ao mesmo tempo manter um receita, pelo menos constante, sem apresentar grandes quedas devido a períodos de baixa do mercado.

Separamos as 10 principais datas do e-commerce que podem ser usadas por qualquer loja virtual criar ações sazonais e com isso faturar mais.

Lembrando que, além dessas 10 datas existem muitas outras, vale sempre analisar o calendário e identificar datas menores que tem um match com a sua loja e que podem complementar as principais datas do ano.

15 de Março - Dia do Consumidor

O dia do Consumidor é a primeira grande data sazonal do ano e a principal do primeiro trimestre. Qualquer loja virtual, independente do nicho consegue participar desta data. 

Em muitos casos, o dia do Consumidor é expandido para semana do consumidor, quinzena do consumidor ou até mesmo mês do consumidor, desta forma ampliando o período da ação sazonal.

Promoções e cupons são as ações mais comuns para esta data. É normal encontrar descontos de 60-80% nas grandes varejistas online.

17 de Abril - Páscoa

A Páscoa se destaca na venda de produtos específicos, os principais são: chocolates, doces, artigos de decoração, vinhos e o turismo religioso. 

A Semana Santa pode ser usada como a data sazonal da loja virtual, dependendo do nicho de atuação.

Promoções e descontos não precisam ser o foco, o destaque está mesmo nos produtos, vale sempre adaptar a sua comunicação e produtos a serem divulgados nesta data.

08 de Maio - Dia das Mães

O dia das Mães é a data sazonal mais importante do primeiro semestre para o comércio eletrônico. 

Presentes e itens para mulheres ganham destaque neste período: joias, perfumes, cestas, itens de decoração, eletroportáteis, flores e cosméticos são o destaque da data.

Ações promocionais são bastante utilizados, mas isso não é uma regra, muitas vezes o foco pode ser mais no produto do que no desconto.

12 de Junho - Dia dos Namorados

Uma outra data que está diretamente relacionada a presentes. Flores, joias, eletrônicos, cestas e o turismo ganham força neste período.

O dia dos Namorados pode ser usado por qualquer loja, já que tudo pode ser um presente. Estudo sempre o seu público alvo e adapte a sua comunicação para a data.

14 de Agosto - Dia dos Pais

O dia dos Pais é a primeira grande data do segundo semestre, seguindo a mesma linha do dia das Mães, os produtos com destaque são: roupas masculinas, relógios, perfumes e smartphones.

O dia dos Pais ainda é uma data mais fraca que o dia das Mães, porém ano a ano vem crescendo muito. Em 2021 o crescimento das vendas online no período foram de 15,9%, em relação ao ano de 2020.

07 de Setembro - Semana do Brasil

A semana do Brasil é uma data que foi criada em 2019, e vem crescendo muito ano após ano, já que nos primeiros anos, a data não era utilizada por todas as empresas, em 2021 foi difícil encontrar uma empresa que não participou com alguma ação.

A semana do Brasil muitas vezes é estendida para quinzena ou até mesmo o mês, aumentando assim o período da ação. Por ser uma data ampla, não existe um foco de produtos a serem divulgados, por isso qualquer loja virtual pode participar com alguma ação.

A data está diretamente ligada a promoções, esse deve ser o foco de qualquer loja que queira participar com alguma ação sazonal.

12 de Outubro - Dia das Crianças

O dia das crianças sempre foi muito associado a brinquedos, mas isso vem mudando nos últimos anos. Livros, smartphones, roupas infantis, artigos esportivos ganham destaque neste período, além dos brinquedos.

Essa é uma ação que precisa sempre ser estudada a divulgação, já que os produtos são infantis, porém o consumidor é o público adulto, por isso a comunicação desta ação precisa sempre estar alinhada com o seu público.

25 de Novembro - Black Friday

A Black Friday é a maior data do comércio eletrônico do ano, sendo obrigatório a participação de qualquer loja virtual, independente do nicho de atuação.

O foco desta data são os descontos, que sempre devem surpreender o seu consumidor, é normal encontrar descontos de 80% ou até mais em várias lojas.

Para esta data, grande parte dos consumidores já sabem o que irão comprar, só estão esperando o desconto mesmo, por isso não o decepcione. Nada de fazer metade do dobro, o consumidor já fez pesquisa de preço anteriormente.

É normal também expandir a Black Friday, desenvolvendo ações desde o começo de Novembro, como: Black November e Black Week. Ações como Black Prorrogada também são comuns, aumentando assim suas vendas até o mês de Dezembro ou último dia de Novembro.

28 de Novembro - Cyber Monday

A Cyber Monday é a Black Friday prorrogada dos eletrônicos. Celulares, TVs, notebook, itens gamer e muitos outros produtos se destacam nesta data.

Empresas podem usar a data como uma repescagem da Black Friday, assim captando clientes que não conseguiram fechar suas compras ainda ou que não tiveram a oportunidade durante a Black Friday.

25 de Dezembro - Natal

A última data sazonal importante para o comércio eletrônico do ano. É comum as empresas não focarem somente no final do mês de Dezembro para aumentar as suas vendas, o mês de Dezembro inteiro deve ser utilizado.

É preciso tomar cuidado com o prazo de entrega, para não acabar frustrando o seu cliente que comprou um produto e não recebeu antes do Natal, já que em Dezembro é normal a logística de produtos ainda estar atrasada devido ao grande fluxo de produtos vendidos em Novembro.

Qualquer empresa pode criar uma ação de Natal, visto que é uma data ampla para qualquer nicho de produtos. Basta só adaptar sua comunicação com a data a ser trabalhada.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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