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As 3 Métricas Base para o Sucesso de uma Loja Virtual

Estar sempre atendo as métricas da sua loja virtual permite você otimizar os seus resultados, definindo prioridades de ações a serem executadas em sua operação.

A capacidade de analisar métricas e com isso definir próximos passos é o melhor caminho para conseguir melhores resultados com a sua loja virtual.

São inúmeras as métricas que precisam ser analisadas em uma operação de e-commerce: CPC, CTR, CAC, CPA, LTV, CPM, taxa de rejeição, taxa de conversão… São tantas siglas e métricas que é fácil ficar perdido.

Neste artigo separamos 3 métricas que consideramos super importantes serem acompanhadas e analisadas para o sucesso de uma loja virtual.

Primeiro, o que é uma Métrica Base?

Uma métrica base é uma métrica extremamente importante para o seu negócio, que está diretamente ligada ao resultado final.

Exemplo: uma métrica base para uma loja virtual irá apresentar se aquela loja tem ou não condições de conseguir bons resultados.

Uma loja virtual que apresenta boas métricas base tem maior chance de sucesso do que qualquer outra loja (considere sucesso = retorno financeiro saudável)

Uma métrica base é uma métrica fim, que nunca deve ser analisada sozinha, já que uma métrica base depende de outras métricas para ser positiva (métricas secundárias).

Quais são as 3 Métricas Base de uma Loja Virtual

Já adiantamos que, não existe uma ordem de importância entre essas três métricas, ambas tem um mesmo grau de relevância, porém com certeza essas três métricas são mais importantes que praticamente todas as outras métricas.

As 3 métricas são: CPS (custo por sessão), taxa de conversão e ticket médio.

1. CPS (Custo Por Sessão)

Custo por sessão (CPS) representa a quantidade de sessões que seu site recebe em relação ao valor que está sendo investido para gerar estas sessões.

Quanto menor o CPS melhor. Um CPS baixo representa que seus investimentos em tráfego estão sendo positivos.

Um CPS alto acaba sendo inconsistente para o negócio, já que poucas sessões são geradas e, consequentemente, poucas conversões ocorrerão, ou o investimento em tráfego será muito alto para a quantidade de conversões geradas.

2. Taxa de Conversão

Taxa de conversão representa a quantidade de conversões em seu site em relação a quantidade de sessões num mesmo período.

Quanto maior a taxa de conversão melhor. Uma taxa de conversão alta representa que seu site tem uma boa oferta e usabilidade (de forma geral).

Uma taxa de conversão baixa acaba sendo inconsistente para o negócio, já que o valor investido para gerar sessões no site acaba não sendo compensado pela receita gerada.

3. Ticket Médio

Ticket médio é o valor médio gasto por pedido em sua loja.

Quanto maior o ticket médio melhor. Um ticket médio alto representa que sua loja passa credibilidade e tem produtos com ticket médio alto ou utiliza estratégias para aumentar o ticket médio.

Um ticket médio baixo acaba sendo inconsistente para o negócio, já que o valor investido para gerar uma compra acaba sendo maior ou próximo ao valor da compra (deixando a loja sem margem).

Métrica Base é uma Métrica Fim

Para uma métrica base ser positiva, outras métricas precisam ser positivas, ou seja, existe uma dependência de outras métricas para um boa performance de uma métrica base, essas outras métricas são chamadas de métricas secundárias e elas quem dever ser analisadas para a otimização de uma métrica base.

Exemplo: quanto menor o CPS melhor, porém para baixar o CPS é preciso ter um CTR alto, CPM baixo, CPC baixo e taxa de rejeição baixa. (CTR, CPM, CPC e taxa de rejeição são métricas secundárias)

A otimização não é feita diretamente no CPS, e sim nas métricas secundárias, que se bem otimizadas garantem um CPS bom.

Todas as Métricas Base Precisam ser Positivas

Somente se as 3 métricas base foram positivas, o resultado final da loja virtual será positivo. Com o CPS, Taxa de Conversão e Ticket Médio é possível prever a receita da loja virtual.

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma loja virtual investe mensalmente R$ 1.000,00 em mídia paga, tem uma média de CPS de R$ 0,50, taxa de conversão de 1,50% e ticket médio de R$ 150,00.

Vamos fazer uma simulação de cenários alterando cada uma das métricas separadamente, os resultados são os seguintes:

No cenário normal a receita desta loja seria de R$ 9.000,00. Nas simulações, alterando apenas uma métrica base por vez, de forma ainda moderada (dobrando o CPS ou diminuindo pela metade a taxa de conversão ou ticket médio) a receita da loja já caiu pela metade.

Imagine alterando mais uma métrica base por vez, ou de forma um pouco mais agressiva, a receita da loja cairia ainda mais.

Conclusão

Uma métrica base, como o próprio nome diz, é a base para o sucesso de sua operação, por isso deve-se sempre estar atento a, principalmente, essas três métricas que foram apresentadas neste artigo.

E você sabe exatamente como estão as métricas da sua operação? Tem esses números na ponta da língua e está sempre acompanhando os seus números? Isso é essencial para definir próximos passos e com isso sempre buscar melhorar os resultados da sua loja virtual.

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Bruno Tigrinho
Sobre o autor

Especialista em Marketing para E-Commerce, já atuou com lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte nacionais. Tem experiência em gerenciamento de mídia paga, SEO, análise de dados e CRO.

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