Para criar qualquer tipo de anúncio no Google é necessário criar uma conta no Google Ads, a plataforma de gerenciamento de todos os anúncios possíveis de serem veiculados em redes do Google. Neste tutorial, vamos explicar passo a passo como criar uma conta no Google Ads.
No caso da sua empresa terceirizar o trabalho de gerenciamento de anúncios para outra empresa, um ponto super importante é você fazer a criação da sua conta e dar o acesso dessa conta para a empresa terceira, caso essa empresa deixe de prestar o trabalho para você, as campanhas, anúncios e dados gerados ficarão sempre salvos com a sua empresa. Nunca deixe outra empresa criar a sua conta de anúncios, isso pode gerar problemas futuros.
Uma pessoa pode criar mais de uma conta no Google Ads, inclusive é recomendável que sempre se utilize uma conta para negócio/empresa diferente.
Você deve ter uma conta no Gmail para conseguir criar uma conta no Google Ads.
Plataformas de Anúncios do Google Ads
A conta do Google Ads não funciona somente para gerenciar anúncios na rede de pesquisa do Google, uma conta no Google Ads gerencia campanhas e anúncios nas seguintes plataformas:
- Google Search (Pesquisa do Google)
- Google Shopping
- Google Display (Rede de sites parceiros do Google)
- Google Discovery (Gmail, Feed de Notícias e Feed do Youtube)
- YouTube
- Google Maps
Passo a Passo para Criar uma Conta no Google Ads
1. Para começar a criar uma conta, clique neste link, ou acesse: https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/. Em seguida clique no botão azul “Começar agora”
2. Para pular todas as etapas de definição de metas (isso não é necessário para criar uma conta), clique em “Alterar para o modo Especialista”.
A definição das metas de publicidade podem ser adicionadas posteriormente pelo responsável pela criação das suas campanhas e anúncios.
3. Para pular a etapa de criação de uma campanha (isso também não é necessário para criar uma conta), clique em “Criar uma conta sem uma campanha”.
As campanhas podem ser criadas futuramente sem nenhum problema.
4. Adicione o país de faturamento, fuso horário do seu estado e unidade monetária (esses dados já são adicionados automaticamente na criação), se desejar receber dicas do Google, deixe marcada a primeira opção. Depois clique no botão azul “Enviar”.
5. Pronto! A sua conta já está criada e pronta para ser usada.
Caso precise compartilhar essa conta com outra empresa siga no tutorial, clicando em “Explorar sua campanha”.
6. A sua conta de anúncios receberá um número de identificação no seguinte formato 000-000-0000, esse número fica localizado no canto superior direito da página, junto com o e-mail usado para a criação da conta (na imagem abaixo o número foi apagado por uma questão de segurança).
Esse número precisa ser compartilhado com a empresa que fará o gerenciamento dos seus anúncios, para que ela consiga solicitar acesso a sua conta.
7. Após o número ser compartilhado e a empresa realizar a solicitação de acesso, é preciso aprovar essa solicitação.
Clique em “Ferramentas e Configurações”.
8. Em seguida clique em “Acesso e segurança”.
9. Depois clique em “Administradores”.
10. Aqui irá aparecer a solicitação de vinculação (caso a solicitação ainda não esteja aparecendo para você, quer dizer que a empresa não fez a solicitação).
Basta clicar em “Aceitar”.
Pronto! Sua conta foi criada e compartilhada de forma profissional, sem precisar que outra empresa ou pessoa acesse o seu Gmail ou necessite de dados confidenciais seus.