Velocidade de carregamento de um site é um fator determinante para diversos fatores, como: aumento da taxa de conversão, queda na taxa de rejeição e até mesmo um melhor ranqueamento nos buscadores. Portanto, para conseguir mais acessos no seu site e conseguir mais clientes, ter um site rápido é fundamental.
Por que ter um site com carregamento rápido?
Segundo o Google, melhorar o tempo de carregamento de um site em 0,1 segundo pode aumentar as taxas de conversão em até 8%. Os usuários cada vez mais buscam otimizar seu tempo, um site que demora para abrir ou carregar o seu conteúdo acaba sendo mal visto pelo usuário, que acaba saindo do site sem finalizar a sua conversão.
Mas no final das contas, quais os motivos de um site demorar para carregar? Esses são os principais motivos que deixam um site lento:
- Servidor de hospedagem de baixo desempenho
- Uso de imagens pesadas
- Uso excessivo de CSS e HTML
- Problemas na otimização de códigos
Identificar quais desses motivos está sendo o causador de problemas pode ser simples utilizado algumas ferramentas que testam a velocidade do seu site.
Ferramentas para teste de velocidade de um site
Trata-se de uma ferramenta do Google, em que é possível analisar cada uma das URLs do seu site. Ao inserir a URL do seu site que quer analisar, sua página receberá uma nota de 0-100, sendo:
- 0-49: o site com desempenho ruim
- 50-89: um site com desempenho médio
- 90-100: um site com bom desempenho
Além da nota, um relatório de oportunidades é gerado, que apresenta exatamente o que deve ser feito para melhorar a velocidade e qual o ganho de velocidade médio que será gerado após correção do site.
Outra ferramenta do Google que apresenta qual o tempo exato que demora para um site ser carregado, tanto utilizando uma conexão com internet 3G, quanto 4G.
Outro ponto positivo desta ferramenta é que ela apresenta algumas recomendações de correções que podem ser feitas, além de um relatório completo que pode ser baixado e compartilhado.
Existe a possibilidade também de comparar a velocidade do seu site com o site de seus concorrentes, assim conseguindo entender se outros players do mercado estão melhores, na média ou com piores desempenhos, quando comparado aos seus.