O Que é CPA?
CPA significa custo por aquisição, ou seja, o custo médio para concluir uma venda ou transação. Tal métrica é muito utilizada para e-commerces e infoprodutos, visto que ela consegue calcular qual o investimento médio em tráfego pago para concluir uma venda, e com isso entender se a campanha está sendo viável ou não financeiramente.
Como Interpretar o CPA?
Quanto menor for o CPA, melhor, já que com um mesmo investimento em anúncios, quanto menor o CPA, mais vendas são realizadas. No processo de análise do CPA, vale analisar o desempenho por plataforma, campanha ou produto. Distribuindo ou alocando mais investimentos onde o CPA está com melhores resultados.
Um ponto de atenção: não necessariamente um CPA baixo pode ser positivo, isso irá depender também da margem do produto que está sendo anunciado. Um produto com margem alta pode ter um CPA mais alto do que um produto com margem baixa, por exemplo.
Ou seja, nem sempre um CPA alto pode ser um problema, vale sempre analisar caso a caso e entender qual o CPA ideal para o seu negócio. Um CPA de R$ 50,00 pode ser baixo para vender um celular, assim como um CPA de R$ 30,00 já é extremamente alto para vender um kit de esmaltes.
Como Calcular o CPA?
Para calcular o CPC é preciso saber o valor investido em anúncios e a quantidade de vendas geradas em determinado período
A fórmula do CPA é a seguinte:
- CPA = valor investido / quantidade de vendas
Um exemplo de calculo do CPA:
- Foi investido em um anúncio R$ 1.000,00 e foram gerados 20 vendas
- CPA = 1.000 / 20
- CPA = R$ 50,00
Ou seja, quanto maior a quantidade de vendas, com um mesmo valor investido, menor será o CPA.
Exemplos de Quando Usar o CPA
Como comentado anteriormente, o CPA normalmente é analisado em três níveis: plataforma, campanha e produto:
- Plataforma - Foi investido R$ 1.000,00 no Facebook Ads e geradas 10 vendas pela plataforma, o CPA da plataforma foi de R$ 100,00
- Campanha - Foi investido R$ 1.000,00 na campanha de frete grátis e geradas 20 vendas pela campanha, o CPA da campanha foi de R$ 50,00
- Produto - Um novo produto foi lançado e para este produto foram investidos R$ 1.000,00 em anúncios, que geraram 25 vendas, o CPA deste novo produto foi de R$ 40,00
Fazer uma análise comparativa de CPA entre plataformas, campanhas e produtos pode ser um bom caminho para desenvolver uma estratégia de tráfego pago ou desenvolver processos de otimização de anúncios. Vale sempre cada empresa ter um CPA estabelecido para o seu negócio, e com base nele desenvolver suas estratégias de tráfego pago.