CTR, do inglês Click Throught Rate, significa Taxa de Cliques. Tal métrica é muito utilizada no marketing digital, qualquer processo de análise de desempenho o CTR será uma métrica de grande relevância para ser analisada.
O Que é CTR?
O CTR mostra qual a taxa de cliques de algo, principalmente sendo utilizada para medir o desempenho de um anúncio, em que é possível entender a relação entre o número de cliques neste anúncio e o número de impressões deste anúncio (a quantidade de vezes que o anúncio foi visualizado).
Ou seja, é possível entender qual a eficácia de um anúncio, entendo qual a porcentagem de usuários que clicaram neste anúncio após visualizarem ele.
O CTR não é uma métrica fim, ou seja, um CTR positivo ou negativo não quer dizer que um anúncio está com desempenho positivo ou negativo, é possível que o CTR de um anúncio seja baixo e o retorno do anúncio esteja sendo positivo, porém isso não é a maioria dos casos, normalmente um CTR baixo quer dizer que o desempenho do anúncio pode ser melhor.
Como Calcular o CTR?
Para calcular o CTR é preciso saber o número de cliques e o número de impressões do que se deseja analisar.
A fórmula do CTR é a seguinte:
- CTR = (número de cliques / número de impressões) x 100
Um exemplo de calculo do CTR:
- Um anúncio teve 100 cliques e 10 mil impressões
- CTR = (100 / 10.000) x 100
- CTR = 1%
Ou seja, quanto maior o número de cliques melhor será o CTR.
Exemplos de Quando Usar o CTR
O CTR não necessariamente precisa ser usado somente para análise de desempenho de anúncios, em diversas outras situações o CTR pode ser calculado para análise de desempenho
- CTR de um Stories - Um stories no instagram que teve 1.000 visualizações e 100 acessos no link disponibilizado, o CTR foi de 10%.
- Notificação de um app no celular - Uma notificação foi disparada para 10.000 pessoas e 500 clicaram nela, o CTR foi de 5%.
Utilizar o CTR para análises é fundamental para conseguir bons resultados, cabe sempre testes serem feitos e com isso analisar o que foi para conseguir um bom CTR.