O PIX foi implementado no Brasil e logo em seguida diversas lojas online já começaram a aceitar a forma de pagamento.
Hoje em dia é difícil encontrar uma loja que não tem a opção de PIX como forma de pagamento.
E sim, a recomendação é que o PIX deve ser usado em sua loja virtual. Cada vez mais a forma de pagamento vem sendo usada pelos usuários, o seu não uso pode ser o motivo de desistência de uma compra.
Mas será que vale a pena dar desconto no PIX? Qual o motivo de várias lojas usarem esta forma de pagamento com desconto?
Neste artigo iremos abordar sobre esses assuntos e te ajudar a calcular se faz sentido ou não dar desconto no PIX em sua loja online.
Devo dar desconto no PIX em minha loja?
Sendo direto na resposta: na maioria dos cenários faz sentido sim dar desconto para pagamentos por PIX!
É possível faturar mais e ainda ter o dinheiro disponível na hora quando se usa a estratégia de desconto no PIX.
Como assim faturar mais dando desconto? É isso mesmo, vamos te apresentar com números esse cenário ao longo deste artigo.
Porém é sempre importante entender qual o cenário e os dados da sua loja para em seguida definir se o desconto no PIX passa a ser usado, e se sim, qual deve ser o valor do desconto.
Como definir se devo dar desconto no PIX?
Num primeiro momento é preciso entender em qual cenário a sua loja virtual está. Sua loja virtual já está funcionando e tem pedidos diários ou ainda está em processo de abertura?
Se a loja já estiver aberta e tendo pedidos, é preciso entender se o PIX está sendo usado ou não por seus clientes. No caso do PIX já estar sendo bastante usado, talvez não faça sentido passar a dar desconto.
Como a forma de pagamento já está sendo usada, não é preciso incentivar o seu uso, assim como o desconto poderia acabar somente diminuindo a sua margem final e não necessariamente aumentando suas vendas.
No caso de uma loja que já está aberta, porém com o PIX não sendo usado pelos clientes, o cenário fica parecido com o de uma loja que está em construção. É preciso planejar se faz sentido ou não dar desconto no PIX.
Dados para cálculo de viabilidade do desconto no PIX
São precisos alguns dados para calcular se o desconto no PIX faz sentido ou não, os dados são os seguintes:
- Ticket médio
- Média de parcelas no cartão de crédito
- Valor da cobrança por forma de pagamento (cobrança fixa e percentual)
Importante coletar esses dados usando um mesmo período de tempo e com quantidades significativas, sendo o ideal de pelo menos 100 pedidos.
Também é importante coletar esses dados em um momento em que não ocorreram alterações nas formas de pagamento da loja virtual.
Por exemplo: uma troca na quantidade de parcelas máxima de desconto sem juros no cartão pode tendenciar o cálculo.
Exemplo prático
Vamos usar uma loja com o seguinte cenário:
Ticket médio de R$ 250,00
Média de parcelas no cartão de crédito: 3 vezes
Valor da cobrança por forma de pagamento:
– PIX: cobrança fixa no valor de R$ 1,00
– Cartão de crédito: cobrança de 3,60% para taxa de liberação + 5,97% de taxa de parcelamento para 3x sem juros.
Fazendo o cálculo de quanto a loja recebe por PIX e por Cartão de Crédito, o cenário é o seguinte:
PIX = R$ 250,00 – R$ 1,00
PIX = R$ 249,00
Cartão de Crédito = R$ 250,00 – (3,6% de R$ 250,00) – (5,97% de R$ 250,00)
Cartão de Crédito = R$ 226,08
Neste cenário, o lojista acaba recendo menos quando a compra é feita pelo cartão de crédito.
Como aplicar o desconto no PIX
Continuando usando o mesmo exemplo acima:
Neste cenário, caso um desconto de 5% seja aplicado para pagamentos por PIX, o valor que a loja passa a receber é de R$ 236,55.
Ou seja, mesmo dando um desconto, no final a loja recebe mais se a compra for feita no PIX do que no cartão de crédito parcelado.
Caso o desconto seja de 10%, o valor que a loja passa a receber é de R$ 224,10.
Neste caso a loja passa a receber um pouco menos que no cartão de crédito parcelado. Ou seja, talvez não faça sentido dar um desconto mais alto.
Benefícios do desconto no PIX
Com o exemplo acima, deu para perceber que é possível faturar mais mesmo dando um desconto por forma de pagamento.
O desconto no PIX pode influenciar o usuário a passar a usar mais o PIX como forma de pagamento do que o cartão de crédito.
Normalmente, as taxas do PIX são menores do que qualquer outra forma de pagamento, e em alguns casos, podem ser até zero, isso depende da sua plataforma de e-commerce e getway de pagamento. Por isso o PIX para os lojistas acaba sendo a melhor forma de pagamento para recebimentos.
Outro benefício é o prazo para o dinheiro ficar disponível, pagamentos por PIX garantem o valor na hora, enquanto no cartão é preciso receber no fluxo ou receber em 30 dias. É possível receber o cartão de crédito em um dia, porém é cobrado mais uma taxa para isso.
A segurança contra fraudes também aumenta, uma vez que é difícil fraudar por PIX, diferente do cartão de crédito.
Quando não faz sentido dar desconto no PIX?
É preciso desenhar cenários, a viabilidade do desconto sempre estará atrelada ao ticket médio da loja e valor das cobranças por forma de pagamento.
Por exemplo, para lojas com ticket médio baixo e com altas cobranças no PIX pode acabar não fazendo sentido dar desconto no PIX.
Um exemplo prático:
Uma loja com ticket médio de R$ 50,00, que não oferece parcelamento sem juros e tem taxa no PIX de R$ 5,00 e 3,60% no cartão de crédito.
Esta loja irá receber no PIX R$ 45,00 e no cartão de crédito R$ 48,20. Ficando inviável o desconto no PIX.
Minha loja não oferece parcelamento sem juros
No cenário de uma loja que não oferece o parcelamento sem juros, na maioria das vezes, o desconto no PIX acaba não fazendo sentido. Uma vez que as taxas de qualquer forma de pagamento ficam parecidas.
Neste tipo de caso, é preciso fazer um estudo mais aprofundado de estratégia geral da loja, pois esta pode estar perdendo vendas por não parcelar sem juros.
Sendo assim, preciso replanejar toda a parte de pagamentos para passar a vender mais.
Conclusão
Não existe uma resposta definitiva para a pergunta: “Devo oferecer desconto no PIX em minha loja?”.
É preciso sempre calcular! Tendo os dados necessários fica simples definir se a estratégia deve ser seguida ou não.
Para te ajudar neste processo de definir se é viável ou não dar desconto no PIX em sua loja. Assim como te ajudar a precificar da forma correta seus produtos por diferentes formas de pagamento, nós preparamos um material gratuito.
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