Taxa de Rejeição (ou Bounce Rate) é uma métrica utilizada para gerar analises de comportamentos de usuários que acessaram um site, por isso, normalmente, essa métrica será muito comum em ferramentas que analisam dados de tráfego de um site, um exemplo é o Google Analytics.
Em Web Analytics, a taxa de rejeição deve ser uma das principais métricas a serem analisadas, já que com essa métrica é possível entender o desempenho de performance de qualquer página de um site.
O Que é Taxa de Rejeição?
A Taxa de Rejeição é a porcentagem de sessões em um site em que não ocorreu uma interação com a página, ou seja, porcentagem de usuários que acessam um site e acabam saindo deste site sem acessar outras páginas ou interagir com o seu conteúdo.
Na maioria dos casos, quanto menor a taxa de rejeição melhor, já que uma taxa de rejeição menor representa que mais sessões do seu site estão gerando tráfego pelo seu site ou interações com os seus conteúdos.
Porém em alguns casos, como: sites de página única, páginas de captura de leads e blogs, uma taxa de rejeição alta não necessariamente é um problema, é comum os visitantes destas páginas não acessarem outras páginas, com isso sua taxa de rejeição acaba sendo bem alta. Nestes casos, sempre vale fazer o tagueamento de eventos de visualização de página.
Como Calcular a Taxa de Rejeição?
Para calcular a taxa de rejeição será preciso saber a quantidade total de sessões e a quantidade de sessões sem interações de um site ou página específica.
Observação: normalmente, a taxa de rejeição será uma métrica já presente nas ferramentas de análise, já que é a própria ferramenta que irá contar a quantidade de sessões com e sem interação. Não sendo necessário você fazer o calculo desta taxa.
- Taxa de Rejeição = (sessões sem interação / total de sessões) x 100
Um exemplo de calculo da Taxa de Rejeição:
- Um site tem um total de 500 sessões e 100 sessões não tiveram interações.
- Taxa de Rejeição = (100 / 500) x 100
- Taxa de Rejeição = 20%
Ou seja, quanto maior a quantidade de sessões sem interação, maior será a Taxa de Rejeição.
Exemplos de Quando Usar a Taxa de Rejeição
A Taxa de Rejeição pode ser usada para análise de dados em diferentes situações, normalmente, uma análise de taxa de rejeição será feita de forma comparativa:
- Comparar a taxa de rejeição entre duas páginas de captura de leads que utilizam um mesmo formulário.
- Comparar a taxa de rejeição entre duas páginas de um mesmo conteúdo de um blog, porém com elementos visuais diferentes.
- Comparar a taxa de rejeição entre criativos diferentes que estão levando para uma mesma página de destino.
Essa análise comparativa permite gerar dados de boas práticas de elementos de uma página, e com isso gerar insights para sempre ter páginas melhores, que no final irão gerar resultados de performance mais positivos para o seu negócio.